PROGRAMA GERAL DOS CURSOS

1 – INSTRUMENTO

O aluno recebe uma base sólida no desenvolvimento da técnica, aprendendo repertório e adquirindo um senso de direção musical. A aquisição de um conhecimento prático-teórico adequado resultará numa melhor desenvoltura para a execução do instrumento.

2 – TEORIA E PERCEPÇÃO

O curso tem início com o desenvolvimento das habilidades básicas da audição através de solfejo, ditados e elementos teóricos básicos, incluindo nomes das notas, claves de sol e de fá, escalas maiores, escalas menores, intervalos, tríades, acordes com sétima, notação, dinâmicas e articulações.

3 –  PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR

Teoria Musical e Solfejo para a prova do Vestibular da UFPE. Orientação para a prova prática de instrumento.

4 – PRÁTICA DE CONJUNTO E IMPROVISAÇÃO

Treinamento prático do aluno em pequenos grupos que executam obras de jazz, rock, bossa nova, música pop etc. A instrumentação pode incluir bateria, baixo, guitarra, teclado, voz, sopros etc. De forma prática e teórica, o curso discute a aplicação dos elementos musicais utilizados na improvisação, fundindo criatividade e racionalidade através dos vários estilos da música popular contemporânea.

5 – HARMONIA CONTEMPORÂNEA (1, 2, 3 e 4)

O curso é oferecido em quatro semestres e segue o programa de harmonia da Berklee College of Music.

O material estudado é fundamental para executar, compor, improvisar, entender e analisar os mais variados estilos da música atual.

O programa foi elaborado de uma forma prática, gradativa e de fácil entendimento.

6 – ARRANJO (1, 2, 3 e 4)

Tem duração de quatro semestres e segue o programa de arranjo da Berklee College of Music. Compreende o estudo das técnicas de transposição, seção rítmica, princípios da análise melódica, escrita à duas, três e quatro vozes, em posições fechadas e abertas, além dos princípios de tensão harmônica, técnicas de aproximação e linhas de fundo. Os estudantes produzem e ouvem arranjos para várias combinações instrumentais. Arranjo 3 inclui a escrita à cinco e seis vozes, estruturas superiores, clusters e outras armações não-mecânicas derivadas das escalas dos acordes. Arranjo 4 trata da escrita para grupos maiores como “big band” , orquestra de cordas e outras combinações instrumentais.

7 – HARMONIA AVANÇADA (1 e 2)

O curso abrange dois semestres e estuda as inovações harmônicas que ocorreram a partir dos anos 50, depois do “be-bop”, até nossos dias. Inclui material de vários cursos criados e ministrados por renomados músicos e professores da Berklee College of Music, tais como: “Considerações Harmônicas na Improvisação” (Anthony Lada); “Teoria da Improvisação” (Gary Burton); “Conceitos Harmônicos Avançados” (Paul Schmeling) e “Inovações Pós Be-Bop” (Greg Hopkins). Trata de temas como o jazz modal, sistemas de tônicas, escalas sintéticas, escalas pentatônicas, blues, estruturas superiores, estruturas híbridas, entre muitos outros.

8 –  ANÁLISE E ESCALAS DOS ACORDES (1 e 2)

Análise harmônica e melódica de composições que abrangem o material estudado em Harmonia Contemporânea e Harmonia Avançada. O curso também envolve o estudo das escalas dos acordes nas músicas analisadas.